A data reforça quão importante são esses conselheiros que têm como princípios proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes, quando ameaçados ou violados que incluem, por exemplo, denúncias de maus-tratos, crianças fora da escola, trabalho e prostituição infantil, violência sexual, entre outras violações. Também, é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis dessas crianças e adolescentes.
Em conversa com a reportagem do Esporte na Rede MT, o presidente da ACT-MT (Associação Mato-grossense dos Conselheiros Tutelares), Nelson de Faria, explanou qual difícil é exercer essa função fundamental na sociedade.
“Vários conselhos esparramados pelo estado não tem a mínima condição de trabalho, falta telefone, estrutura junto as sedes, carro para deslocamento até às ocorrências, salário bem baixo, entre outras questões. Em algumas visitas as cidades do estado, obtivemos varias melhorias para os conselheiros da cidade, a exemplo a cidade de Rosário oeste que irá entregar uma caminhonete para os conselheiros no próximo ano”, disse Nelson de Faria
“Parabéns aos conselheiros tutelares pelo belíssimo trabalho desenvolvido em prol da construção de uma sociedade segura e justa, todo nosso reconhecimento respeito ao Conselheiro Tutelar pela sua sublime missão.”
Fonte: Esporte na Rede MT