A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres (MT), através da Secretaria de Assistência Social, promove a Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, com o tema: “TODA CRIANÇA, MERECE SER CRIANÇA”. As atividades programadas fazem parte do compromisso firmado com o Ministério Público de Trabalho, através da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região, que possui o objetivo de debater nas práticas institucionais e o trabalho em Rede, com o objetivo de Erradicação do Trabalho Infantil.
Entre os dias 05/06 até o dia 14/06, será realizado: Palestras, “Roda de Conversas”, faixas informativas, banner, folders, debates, ida as rádios locais e o II Fórum de Combate ao Trabalho Infantil, além das ações de informações, conscientização e sensibilização, através da Campanha “TODA CRIANÇA, MERECE SER CRIANÇA”. E para o Lançamento da Campanha com a Capacitação à Rede Socioassistencial de Barra do Bugres.
Infelizmente o trabalho infantil ainda é uma realidade para meninos e meninas e de famílias em situação de pobreza no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2019, havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,6% da população (38,3 milhões) nesta faixa etária.
A Prefeita Maria Azenilda destaca a importância da campanha, pois a ação realizada é para conscientizar e alertar a população de que lugar de criança não é trabalhando. “É de extrema importância que as crianças vivam e aproveitem suas infâncias da maneira correta. É possível enfatizar a importância do estudo e lazer nesta fase da vida”, destacou a Prefeita.
E de acordo com a Secretária Joana Miriam Carrasco a campanha visa combater e sensibilizar a sociedade a refletir sobre as consequências do trabalho infantil, bem como a importância de garantir aos jovens os direitos humanos, como brincar, estudar e ter vivências que são próprias da infância e contribuem diretamente para o seu desenvolvimento.
A ideia dessas sensibilizações é ampliar as estratégias de mobilização no âmbito da política municipal de assistência social e de outras políticas setoriais, para erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente. Nessa perspectiva, estamos promovendo ações que desconstruam a naturalização do trabalho infantil, e reconheçam a importância de todos cuidarmos das nossas crianças e adolescentes, principalmente aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social”, destacou.