Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, promoveu uma capacitação técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).
A capacitação que aconteceu na tarde do dia 14, no auditório do Previ Sinop, e contou com a participação presencial da assistente social Simone Garcia, da Secretaria do Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), e virtual do procurador do Ministério Público do Trabalho, André Canuto.
A capacitação foi voltada para todos os técnicos de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de profissionais da área da Saúde e Educação.
O treinamento teve como objetivo aprimorar as ações de identificação e enfrentamento do trabalho infantil em Sinop. “Esse é um tema que merece e precisa da nossa atenção. Na Assistência Social lidamos diariamente com esses casos, e é de fundamental importância que saibamos identificar cada um deles, além de encaminhar para a resolução desse problema e atuar em rede para promover a prevenção do trabalho infantil”, pontuou a secretária da pasta, Scheila Pedroso.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) é a principal política pública para erradicação do trabalho infantil vigente no país. A técnica de referência do PETI estadual, Simone Garcia, elogiou a equipe de Sinop e o trabalho desenvolvido no município. “É muito importante que um município que já é referência na prevenção e combate ao trabalho infantil, como Sinop, continue buscando capacitação e ampliando o programa”, pontuou.
No âmbito da Assistência Social, o CREAS realiza a busca ativa para identificação nos territórios da incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes e situação de rua. O principal serviço ofertado para o enfrentamento de situações de trabalho infantil é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) pertencente à Proteção Social Básica, esses grupos que funcionam dentro do CRAS complementam o trabalho social com famílias realizado pelo Serviço de Atenção Integral a Famílias (PAIF) e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos(PAEFI).
As denúncias de trabalho infantil podem ser realizadas pelo DISQUE 100, no CREAS, Conselho Tutelar e Delegacia Especializada.
Texto e fotos: Ana Paula dos Santos / Ascom Prefeitura de Sinop