Na Semana Nacional de Aprendizagem, o Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região destaca o projeto que mantém em parceria com a Empresa Bom Futuro para inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho. A iniciativa engloba pessoas como Cíntia Pereira, que classifica a experiência como muito proveitosa.
A jovem está no Tribunal desde o ano passado e diz que esse período tem sido de grande aprendizado. “Não estou apenas trabalhando, estou principalmente aprendendo. Entendi a importância da responsabilidade, o tratamento para com as pessoas e a olhar o mundo de outra forma. O Tribunal é muito diferente de tudo que eu conheço, então, procuro prestar atenção no que eu faço. É uma experiência maravilhosa”, garante Cintia, que atua na Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.
Para Ana Luísa Santos (Comunicação Social), outra jovem aprendiz, é visível sua evolução, desde que começou a trabalhar no TRT tanto no âmbito pessoal quanto profissionalmente. “Eu era muito tímida e o trabalho tem me ensinado a melhorar esse comportamento. Acho que também tem a ver como a forma com que fui acolhida pela equipe, a qual também tem me ensinado muito. Além disso, é ótimo poder comprar alguma coisa para mim e contribuir financeiramente com minha família”, pontua.
Consciência social
O projeto de aprendizagem desenvolvido no TRT/MT integra as ações desenvolvidas pela Justiça do Trabalho, por meio do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem. No estado, a gestão do programa é realizada pela desembargadora Adenir Carruesco e pelo juiz Angelo Cestari.
Os magistrados acompanham de perto o projeto e avaliam que a ação voltada aos jovens representa um exemplo de investimento social. “A Semana Nacional de Aprendizagem é um bom momento para gente refletir o que estamos fazendo para o futuro do nosso país e do que precisamos para preparar nossa juventude a ter uma realidade melhor, com mais oportunidades”, avalia a desembargadora.
A magistrada destaca ainda que a parceria estabelecida entre o Tribunal e a Bom Futuro deve servir de inspiração para outras instituições. “A empresa contrata os aprendizes e nós cedemos a aprendizagem para esses jovens. Temos um compromisso social enquanto instituição e temos essa consciência. Estamos moldando comportamentos e sabemos que servimos de espelho refletindo sobre a importância da aprendizagem”, destaca Carruesco.
Semana de Aprendizagem
Até sexta-feira (1º), ocorre em todo país a Semana Nacional de Aprendizagem. A iniciativa é do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Durante a semana, serão realizadas diversas ações para fomentar medidas que estimulem a inserção de jovens no mercado de trabalho de forma regular, na condição de aprendizes.
Fonte: Assessoria de Imprensa TRT 23ª Região