A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, parceira do FNPETI na Plataforma Cada Criança, lançou o seu terceiro guia sobre educação no contexto da pandemia de COVID-19 (coronavírus).
Objetivo do Guia COVID-19: Educação a Distância é mais uma vez oferecer subsídios para que cidadãos ligados à educação possam, de maneira colaborativa, agir, cobrar, e trabalhar pela proteção do direito à educação de todas e todos nesta situação de emergência.
Acesse o Guia COVID-19: Educação a Distância.
Este terceiro guia da Campanha é direcionado a:
- Comunidade escolar: professores, diretores e profissionais da educação;
- Família: mães, pais, responsáveis, tias, tios, primas, primos, avós, irmãs e irmãos mais velhos;
- Tomadores de decisão do Poder Público, especialmente das secretarias e conselhos de educação do país.
Conheça, abaixo, os principais assuntos do Guia 3 – EAD.
No volume 3, o leitor pode encontrar informações e orientações que explicam, por exemplo:
- O que é Educação a Distância e suas condições para uma implementação de forma complementar neste período, assim como as bases legais que nos dão sustentação para os desafios do momento;
- Definições e distinções de “educação domiciliar” (homeschooling) e “estudos ou atividades domiciliares”;
- 12 pontos sobre o que é possível fazer e como avançar neste contexto;
- Situação da educação em cada um dos estados do país, esclarecendo decretos, pareceres e resoluções de cada localidade.
- Panorama de posicionamentos de entidades da educação pública, por Estado e em diferentes instâncias (Secretários e conselheiros estaduais e municipais de educação); assim como de representantes dos profissionais de educação;
- Por Estado, o que dizem os órgãos de controle (Ministérios Públicos e os Tribunais de Contas);
- O que dizem os órgãos de participação social, como fóruns, e redes de professores, bem como os Organismos Multilaterais Internacionais (Unesco e Unicef);
- Consequências e orientações para o direito à educação no contexto do Sistema Socioeducativo;
- Panorama das condições de acesso das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), proteção de dados e dos direitos humanos na Internet;
- Situação socioeconômica e formação das famílias, mães, pais e responsáveis, que hoje ocupam um papel novo na educação dos estudantes.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação agradece novamente às dezenas de voluntários ligados à Rede da Campanha – destacados nos volumes – que contribuíram para a produção dos três guias.
ACESSE:
Guia 1 – “Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Comunidade escolar, família e profissionais da educação e proteção da criança e do adolescente”. Acesse aqui. Versão acessível aqui.
Guia 2 – “Educação e Proteção de crianças e adolescentes – Tomadores de decisão do poder público em todas as esferas federativas”. Acesse aqui. Versão acessível aqui.
Guia 3 – “Educação a Distância: Informe-se e saiba como agir, cobrar, e trabalhar pela educação de todos de maneira colaborativa”. Acesse aqui.