Combate do Trabalho Infantil clama por medidas imediatas, afirma coordenadora executiva do Fepeti-MT

A coordenadora executiva do Fepeti-MT, Rosamaria Carvalho, que é secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, escreveu em artigo sobre o combate ao trabalho infantil. A gestora observou que a urgência em fortalecer a rede proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes para o combate ao trabalho infantil ganhou destaque no slogan da Campanha 12 de Junho.

“É importante ressaltar que a data integra as mobilizações do Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil, instituído pela ONU”, pontuou.

Rosamaria Carvalho lembrou que neste ano, em Mato Grosso, as ações que conclamam por medidas efetivas e imediatas de prevenção foram desenvolvidas também por municípios que não fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Além do PETI, a gestora citou as participações efetivas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), do Tribunal Regional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Secretaria Regional do Trabalho e demais parceiros que fazem parte do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso (Fepeti).

“As iniciativas consolidam a necessidade de defender os direitos de crianças e adolescentes, principalmente nesse contexto gerado pela Covid-19, que agravou a situação da vulnerabilidade infantil. A pandemia gerou um caos financeiros paras as famílias mais carentes, em que meninos e meninas foram colados em situação de penúria”, afirmou.

Rosamaria Carvalho destacou a necessidade de fortalecer a participação da sociedade civil nesse processo de erradicação do trabalho infantil, que pede pela redução da desigualdade social e por maior proteção social.

“Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil!”, concluiu.

Visualizações: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *