A comissão julgadora do Prêmio MPT na Escola em Mato Grosso 2023 concluiu a avaliação dos trabalhos inscritos na etapa estadual do concurso. Foram selecionadas as melhores produções artístico-culturais de quatro categorias (conto, desenho, música e poesia). Os primeiros lugares de cada uma delas, que serão revelados em premiação marcada para outubro, em Cuiabá, se classificarão automaticamente para a fase nacional.
O prêmio é dividido em três grupos. O primeiro conta com alunos(as) do 4º e 5º anos do ensino fundamental, sendo as produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, formado por estudantes do 6º e 7º anos do ensino fundamental, aborda a aprendizagem profissional/profissionalização do(a) adolescente. Já o grupo três, de alunos(as) do 8º e 9º anos do ensino fundamental, trata de segurança e saúde nas escolas e no trabalho.
Há anos o Projeto MPT na Escola vem capacitando educadores(as) de Mato Grosso para que atuem nas salas de aula como multiplicadores(as) do saber. A dinâmica funciona como uma espécie de teia que envolve toda a comunidade escolar, conscientizando crianças e adolescentes, professores(as) e pais ou responsáveis para desconstruir mitos em torno do trabalho infantil e romper barreiras culturais.
O potencial transformador da iniciativa é reforçado pelo procurador do MPT e coordenador regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), André Canuto. “A prevenção do trabalho infantil inicia-se durante a educação e formação de cada cidadão, e o melhor lugar para desenvolver e conscientizar pessoas é na escola. Por intermédio da participação de toda a comunidade escolar, fomentamos o engajamento e fortalecemos a luta contra o trabalho infantil”, pontua.
A comissão julgadora deste ano foi composta pela procuradora do Trabalho Helena Duarte Romera e pelas servidoras da Procuradoria Regional do Trabalho da 23ª Região (PRT23) Aressa Fernandes e Lais Hoshino Kobayashi.
O projeto
A erradicação do trabalho infantil no Brasil é uma das metas institucionais do MPT. O MPT na Escola visa a incluir, na proposta pedagógica e no currículo das escolas municipais do ensino fundamental, assuntos relativos aos direitos e deveres das crianças e adolescentes, a fim de fortalecer a rede de proteção e atingir toda a comunidade escolar, dando a devida importância e visibilidade à temática.
Trata-se de iniciativa estratégica do Projeto Resgate à Infância, Eixo Educação — há, ainda, os eixos Profissionalização (aprendizagem) e Políticas Públicas (articulação da rede de proteção municipal) —, que busca combater o trabalho infantil por meio da prevenção. A ideia é criar meios para despertar uma consciência coletiva que consiga romper com as barreiras culturais que naturalizam e perpetuam o trabalho infantil.
Adotando a metodologia da multiplicação do saber, o MPT na Escola é desenvolvido em cinco etapas. A primeira delas se caracteriza pela capacitação de um(a) técnico(a) da Secretaria Municipal de Educação que vai atuar como coordenador(a) em determinada cidade. Essa fase, conduzida por procuradores(as) do Trabalho da Coordinfância/MPT, é marcada por palestras, exibição de vídeos, dinâmicas e debates sobre o conceito de trabalho infantil, os mitos e as concepções equivocadas sobre o assunto e as consequências dessa prática no futuro das crianças.
Em seguida, são capacitados os(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) das escolas selecionadas (segunda etapa) e os(as) professores(as) (terceira etapa). Estes(as), por sua vez, vão abordar em sala de aula, diretamente com os(as) alunos(as), os temas propostos (quarta etapa), incentivando-os(as) a realizarem trabalhos que permitam uma avaliação dos resultados da ação (quinta etapa).
Para coroar todo esse processo e reconhecer o empenho de alunos(as) e professores(as), é realizado o Prêmio MPT na Escola, que seleciona os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes das instituições de ensino de todo o Brasil.
Confira os(as) vencedores(as) aqui.
Assessoria de Comunicação ∣ MPT-MT