Educação premia alunos na etapa municipal do MPT na Escola em Diamantino

A Secretaria Municipal de Educação realizou a solenidade de entrega da premiação aos alunos que participaram da etapa municipal do MPT na Escola em Diamantino. O concurso selecionou trabalhos com o tema “Trabalho Infantil” e foi promovido por meio do projeto “Resgate à Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância). O evento que integra as ações da Semana de Erradicação do Trabalho Infantil ocorreu no auditório da secretaria, na última sexta-feira (10.06).

No total, nove alunos foram contemplados com uma bicicleta nova, premiação patrocinada pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, CMDCA. Agora, os vencedores que conquistaram o 1º lugar das quatro categorias do prêmio (poesia, conto e desenho), vão participar da etapa estadual do MPT na Escola.

Participaram da solenidade de premiação, a secretária Rose Carris, o vice-presidente do CMDCA, Carlos Fernando Pereira, a coordenadora do Desenvolvimento Humano, Marenice Queiroz, a professora Marinalva Conci, além de professores, gestores, alunos e familiares.

A secretária Rose Carris ressaltou que a iniciativa fortalece a educação e mobiliza toda a comunidade, conscientizando sobre a temática trabalhada. “É um momento que conseguimos envolver toda a comunidade, levando à reflexão sobre o tema de combate ao trabalho infantil na escola e ao mesmo tempo são desenvolvidas atividades pedagógicas que estimulam a aprendizagem, a criatividade dos alunos. Ficamos muito felizes de ver como eles participam e é sempre um desafio para nossa equipe a seleção dos trabalhos, porque são todos especiais para nós”, comenta.

A presidente do CMDCA, Donata Glorinha, disse que é a segunda vez que o Fundo do órgão aprova e disponibiliza recurso para o projeto, assegurando os direitos das crianças e dos adolescentes. “Proporcionar alegria e autoestima a crianças e adolescentes é um dos objetivos do Conselho de direitos. O CMDCA sempre avalia esse tipo de projeto como de muita relevância e sempre procura aprovar, pois temos que reafirmar e garantir os esses direitos”, ressaltou.

O professor de artes, Valdinei Montalvão, comemorou a vitória de quatro alunas suas, da Escola Brás Maimoni, que venceram o concurso em 1º e 2º lugar na categoria desenho e 1º e 2º lugar na categoria poema.

 “A motivação é que leva as crianças a produzir mais. Não tem salário que paga isso, quando você vê o seu trabalho sendo reconhecido é o que nos motiva a acordar cedo, preparar aula todo dia, produzindo para os seus alunos. Esse trabalho está nos ajudando muito a motivar os alunos a ter o interesse em estudar, aprender e produzir mais”, destacou.

Ana Paula Coutinho, mãe da aluna Alice, uma das vencedoras do concurso na categoria desenho também vibrou com a conquista do prêmio. “Eu estou sem palavras de tão emocionante que é ver o caminho que eles estão trilhando. Assim, desde pequena, sempre dedicada, sempre gostou de estudar e esse incentivo que o município está proporcionando às crianças é muito bom, porque incentiva eles cada vez mais querer ser melhores. Isso é maravilhoso, só emoção, muito feliz e realizada pela filha que eu tenho”, declarou.

MPT na Escola

O Prêmio MPT na Escola é nacional, mas passa por três etapas até sua finalização. A primeira é a municipal, quando a Secretaria Municipal de Educação seleciona os trabalhos que representarão a cidade. A segunda é a etapa estadual, com a inscrição dos trabalhos selecionados na primeira etapa junto ao MPT-MT.

Uma comissão julgadora decide quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e escreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional. O Prêmio MPT na Escola, culminância do Programa Resgate à Infância, é uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

Em 2021, três alunos de Diamantino estavam entre os primeiros colocados na etapa estadual.

Saiba quem são os vencedores do concurso na etapa municipal de Diamantino:

Categoria poesia

1º lugar: O Trabalho Infantil é Ilegal – Aluna do 5º ano, Ana Carolina Delboni Lemes, da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes

2º lugar: Menina Maia – Aluna do 4º ano, Maria Antonia Rafalea Moraes, da Escola Municipal Brás Maimono

3º lugar: Sou Criança – Aluna do 4º ano, Geovana Catarina Pimentel, da Escola Municipal Maria Euzebia

Categoria conto

1º lugar: Vida da Eloisa – Aluna do 4º ano, Maria Clara Roskoski, da Escola Municipal Brás Maimoni

2º lugar: A Vida de Flora – Aluna do 5º ano, Júlia Ferreira dos Santos, da Escola Municipal Maria Euzebia Ferreira

3º lugar: Ana a Menina que trabalhava – Aluno do 5º ano, Geovany Jordan Kravelim Buche, da Escola Municipal Castro Alves

Categoria Desenho

Aluna do 4º ano, Alice Coutinho da Cruz, da Escola Municipal Bras Maimoni

Aluna do 4º ano, Giovana Neponoceno Servi, da Escola Municipal Bras Maimoni

Aluno do 4º ano, Pietro Gabriel Nesterak Capistrano Tavares, da Escola Municipal Castorina Sabo Mendes.

Texto: Geisi Catrinqui

Fotos: Kelve Rodrigues

Ascom Prefeitura de Diamantino

Visualizações: 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *