Os jovens também são orientados a respeito do trabalho infantil e meios legais de inserção no mercado de trabalho
Alunos da Escola Estadual Edeli Mantovani, de Sinop (MT), foram treinados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da pasta do Trabalho, relacionados ao empreendedorismo, orientação vocacional e inserção no mercado de trabalho. A ação conta com palestras e mentorias.
“Esse é um serviço oferecido continuamente dentro da Secretaria de Assistência Social. Além dos cursos de capacitação, da oferta de vagas de emprego, também trabalhamos para que os jovens despertem o interesse e se preparem para o mercado de trabalho. Nessa orientação nós ensinamos desde a confecção do currículo, até a preparação para a entrevista de emprego, trabalhando também o emocional deste jovem”, conta a coordenadora da pasta do Trabalho, Cátia Toresan.
No encerramento do primeiro ciclo das atividades, os adolescentes conheceram a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e do Conselho Tutelar.
“Nós apresentamos os nossos serviços para que esses jovens vejam que a Assistência Social está ao lado deles, para defender e garantir seus direitos. Abordamos também um assunto muito importante que é o Trabalho Infantil. Neste ano, o objetivo e fortalecer o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), para que a população infanto-juvenil possa se desenvolver de forma plena e integral”, explica a assistente social e coordenadora da Proteção Social Especial, Marilene Pereira.
Neste mês de março, com a conclusão de todos os ciclos de atividades, os participantes serão certificados. Aqueles que se destacarem durante a ação também serão indicados para treinamentos específicos e vagas de emprego nas empresas parceiras da Assistência Social.
Acessuas Trabalho e PETI
As equipes do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Sinop recebem orientações técnicas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), disponibilizadas a todos os municípios do Estado e àqueles conveniados ao PETI. São orientações relacionadas à qualificação de jovens, à aprendizagem, inserção no mercado de trabalho e de prevenção e erradicação do trabalho infantil.
Fonte: Prefeitura de Sinop