Neste ano, a Campanha Municipal de Combate ao Trabalho Infantil em Sorriso tem como tema: “Você sabia que o trabalho infantil compromete o desenvolvimento de crianças e adolescentes?”. A partir desta proposta, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) está promovendo um concurso de desenho, em que jovens do projeto Aprendiz Sorriso Legal participam da escolha do slogan e da imagem que irá estampar as camisetas do projeto.
O concurso é uma das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e tem a intenção de estimular os jovens a expressarem o que compreenderam sobre os malefícios do trabalho infantil e o quanto a inserção no mercado de trabalho de maneira formal pode contribuir para sua formação profissional.
“O objetivo é envolvê-los com a temática e estimular a criação do slogan que demonstra o entendimento deles quanto às possibilidades que existem para inserção no mercado de trabalho de maneira a contribuir na profissionalização e na proteção do futuro deles; como também levá-los a criarem uma imagem que demonstre como a aprendizagem contribui para a prevenção do trabalho infantil. Além, de poderem se orgulhar de criarem a estampa das camisetas que usarão no projeto”, explica a gestora da AEPETI, Milana Silvia Higino Mendes.
O concurso foi lançado no dia 10 e está sendo desenvolvido nas unidades socioassistenciais onde são executadas as capacitações do projeto. Hoje (24) encerra o prazo para a confecção dos desenhos e slogans que devem ser entregues nas unidades.
O material passará pela apuração de uma comissão julgadora formada por cinco integrantes, representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas); do Departamento de Cultura; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); e um técnico da área de criação.
O concurso premiará os três primeiros lugares e, em caso de empate, a decisão será por votação e caberá aos jovens e familiares que serão convidados para o evento de premiação, que acontecerá no dia 30, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), às 18h.
“Buscamos o envolvimento dos jovens no combate ao trabalho infantil e estímulo à aprendizagem, ampliando a discussão sobre os malefícios da prática e os comprometimentos no desenvolvimento deles, além da importância da aprendizagem para a capacitação profissional e combate à evasão escolar. A premiação é um estímulo motivacional para darem liberdade a sua imaginação, a partir da experiência com o tema proposto”, diz a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Jucélia Ferro.