A campanha é coordenada pelo Fepeti-MT com apoio da Setasc, Programa Peti, TRT 23ª Região, MPT/MT e SRT/MT
Diferentes ações serão realizadas em todo o Estado de Mato Grosso para marcar o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho e que este ano traz como tema “Proteger a infância é potencializar o futuro de adolescentes e crianças. Chega junto para acabar com o trabalho infantil”.
A campanha é coordenada pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti-MT), composto por órgãos públicos federais, estaduais e municipais e pela sociedade organizada e a programação foi organizada com apoio da equipe técnica do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setasc), Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região (TRT/MT), Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso (MPT/MT) e Superintendência Regional do Trabalho (SRT/MT).
Na abertura, segunda-feira (12), haverá palestra em Diamantino do Auditor-Fiscal do Trabalho Valdiney de Arruda, representando o Ministério do Trabalho e Emprego e Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso, com o tema “Mitos e consequências do trabalho infantil”. A ação será realizada na Câmara Municipal de Vereadores.
A programação segue na terça-feira (13), ainda em Diamantino, com apoio técnico do PETI com a participação de técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setasc) e, em seguida, Pit Stop com panfletagem.
Já na quarta-feira (14), 40 crianças atendidas pela rede socioassistencial de Diamantino visitam pela primeira vez a Arena Pantanal, em Cuiabá. A caravana será recebida no estádio às 10h30 por uma comitiva do Fepeti-MT e receberão um kit de combate ao trabalho infantil.
Confira abaixo a programação completa:
Dia 12 de junho – Segunda-feira – Diamantino
Ação: Palestra e entrega prêmio MPT na Escola na abertura da campanha de Diamantino
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Diamantino
Palestrante: Valdiney Antônio de Arruda – SRT/MT
Tema: “Mitos e consequências do Trabalho Infantil”
Dia 13 de junho – Terça-feira – Diamantino
Ação: Apoio técnico PETI, e PIT STOP nas avenidas com panfletagem
Equipe: Técnicas do PETI Simone Garcia e Marimar Michels
Horário: 8h
Dia 14 de junho – Quarta feira – Cuiabá
Ação: Caravana das crianças de Diamantino atendidas pela rede Socioassistencial com visita a Arena Pantanal
Horário: 10h30
Dia 15 de junho – Quinta feira
Ação: Ciclo de Debates – Interseção entre Trabalho Infantil e Trabalho Escravo em Mato Grosso
Horário: 9h
Local: Auditório MPT/MT
Palestrante: Valdiney Antônio de Arruda, Auditor-Fiscal do Trabalho (SRT/MT)
Dr. Allysson Scorsafava, procurador do Trabalho (MPT/MT)
Pablo Friedrich, agente de Ação Social do PAI
Mediação: Dr. André Canuto e Dr. Bruno Choairy, procuradores do Trabalho (MPT/MT)
Dia 16 de junho – Sexta-feira – Várzea Grande
Ação: PIT STOP nas avenidas com panfletagem
Horário: 8h
Dia 03 de julho – Sorriso
Ação: Live com 19 municípios do PETI para apresentação do projeto Aprendiz Sorriso Legal pela técnica do PETI.
Horário: 8h
Mediação: Dr. André Canuto (MPT/MT)
Municípios de todo o Estado realizarão ações ao longo do mês de junho, em especial os 19 inseridos no PETI, a exemplo de Cuiabá e Várzea Grande, que trazem uma vasta programação com palestras, oficinas, panfletagem, concurso de desenho entre outras.
A campanha é coordenada no país pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPET) em parceria com Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem. Em Mato Grosso, o Fepeti-MT tem como secretária executiva a secretária de Estado de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Grasielle Paes Silva Bugalho
Serviço
Para denunciar trabalho infantil, disque 100. Para acompanhar as ações do Fepeti-MT, acesse @fepetimt (instagram), fepetimtoficial (fanpage) e o site www.fepetimt.com.br.