“Tudo vai passar e a música não vai parar”. É com este mote que o projeto social Flauta Mágica vai realizar o primeiro concerto presencial pós início da pandemia da entidade. O evento será possível com apoio de uma destinação de recursos realizada pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso, Ministério Público do Trabalho (MPT) e OAB.
O show será no dia 16 de outubro, às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. Os 12,4 mil reais repassados ao projeto vão possibilitar a impressão de folders e bilhetes, pagamento de direitos autorais das músicas que serão executadas e contratação do técnico de som.
A destinação foi aprovada pelo Comitê Interinstitucional Gestor de Ações Afirmativas, que reverte, a projetos sociais de Mato Grosso, valores de condenações por dano moral coletivo e multas por descumprimento da legislação trabalhista.
O idealizador do Instituto Flauta Mágica, maestro Gilberto Mendes, agradeceu o apoio da Justiça do Trabalho e MPT. Segundo ele, o recurso repassado vai auxiliar na apresentação, para a sociedade, do trabalho que tem sido feito com crianças e adolescentes carentes.
“Para nós, receber recursos do TRT/MT é primeiramente uma responsabilidade muito grande. O show será uma satisfação que a gente dá para a sociedade de onde chegamos com esse trabalho. É também uma oportunidade para que a criança desenvolva sua autoestima e amor-próprio estando em um palco, isso também é parte integrante do nosso processo de formação musical”, afirmou.
O maestro explica que qualquer criança pode fazer parte do projeto social, já que não é feito nenhum teste para admissão. “Algumas crianças e adolescentes surpreendem tanto que em menos de seis meses saem do zero para participar de um concerto como este”.
Em junho de 2019 o projeto Flauta Mágica já havia sido beneficiado com outra destinação, no valor de 31,8 mil reais. O recurso foi utilizado para a implantação do sistema de energia solar na sede da instituição. A intenção foi baixar a conta de energia e diminuir o desconforto dos colaboradores e participantes do projeto, que já faziam vários sacrifícios para diminuir o consumo de energia.
Repertório
A apresentação ‘Flauta Mágica in pop concert’ será uma celebração à retomada das atividades presenciais, aos 23 anos de trabalho do instituto e ainda uma homenagem a todas as crianças e jovens que fazem parte dessa história.
Para o repertório, foram selecionadas canções dos anos 70 e 80, relembrando tempos marcantes da juventude que hoje se encontra à frente da nossa sociedade. Para os pequenos, serão dedicadas duas músicas: ‘O Trenzinho Caipira’, do compositor Villa Lobos, com letra de Ferreira Goulart, e ‘Filhote’, dos compositores Filhote e Rubindo do Vale.
Ingressos
Os ingressos custarão 30 reais e podem ser adquiridos de forma antecipada na sede do projeto Flauta Mágica, reservados pelo telefone 3641-6038, em horário comercial, ou na bilheteria do Cine Teatro, no dia do evento.
A arrecadação com a entrada no concerto será utilizada, segundo o maestro Gilberto Mendes, para custeio do projeto social.
Fonte: Sinara Alvares/TRT 23º Região