Estudantes da rede pública dos municípios de Juscimeira, Barão de Melgaço e Santo Antônio do Leverger poderão contar, a partir de agora, com 105 computadores doados pela Justiça do Trabalho em Mato Grosso para projetos de inclusão digital, além de 1.100 kits educativos. Os materiais foram entregues nessa quinta-feira (27) ao projeto Ribeirinho Cidadão.
A ação encerra a 14ª edição do projeto, que leva cidadania às comunidades carentes localizadas no Pantanal por meio de serviços na área jurídica, educacional e de saúde. O Ribeirinho Cidadão é realizado pelo Tribunal de Justiça e Defensoria Pública do Estado com o apoio de diversos órgãos e instituições, entre eles, o TRT, parceiro desde 2012.
O juiz auxiliar da Presidência do TRT/MT, Ivan Tessaro, fala sobre o trabalho conjunto. “Ao mesmo tempo em que amplia o alcance do projeto, a parceria permite que a Justiça do Trabalho leve mensagens importantes para essa população. Por meio desse ajuste entre TRT e TJ, conjugamos esforços para levar cidadania aos rincões do Pantanal”.
Foram entregues 35 computadores para cada município. Tratam-se de equipamentos usados e que não servem mais para o parque tecnológico da Justiça do Trabalho, mas que estão em perfeitas condições. Os kits doados são formados por uma mochila da campanha Trabalho Seguro, duas camisetas, caderno e cartilhas didáticas sobre combate ao trabalho infantil, prevenção a acidentes de trabalho, direitos trabalhistas, entre outros temas.
Segundo Ivan Tessaro, a ação mostra um judiciário que “deixou de ser estritamente responsável por solucionar conflitos e passa a ter uma postura mais proativa para solucionar problemas da sociedade no geral”.
Os materiais foram recebidos pelo juiz de direito e coordenador do projeto Ribeirinho Cidadão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Bezerra Filho. Segundo ele, os computadores vão atender alunos que, nestes tempos de pandemia, estão com dificuldades de aprendizagem. “Esse projeto mostra o compromisso de servir, aproximando os tribunais cada vez mais de cada cidadão e mostrando a verdadeira inclusão social”, disse.
José Bezerra Filho destaca que o compromisso e a vontade de servir dos parceiros que fazem o Ribeirinho Cidadão aumenta a cada ano. “A união faz a força. Tudo isso engrandece o projeto e aproxima a população do Poder Judiciário. Estamos somando forças para servir e mostrando à população um judiciário diferente”.